BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS

"Anástasis- A Verdade é uma Mentira"







O Anástasis já não se encontra à venda em nenhuma livraria. Caso estejam interessados em adquiri-lo contactem-me, pf, via email: anastasis.maria@gmail.com.



Boas Leituras!





quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Bem-Vindo sejas 2009!

Nesta altura já estamos em contagem decrescente para a entrada de um novo ano.

As pessoas festejam este acto com muita alegria na expectativa que o ano vindouro lhes traga mais sorte e felicidade.

Contudo temos de ter atenção a algumas superstições, pois mais vale prevenir que remediar : )

Não se esqueçam de comer as 12 passas à meia noite! E muito importante, saltem duma cadeira e entrem com o pé direito no primeiro segundo do novo ano.

Mas o que significa isto de entrar com o pé direito? De onde nos surge esta expressão?

"A expressão surgiu no Império Romano e espalhou-se pelo mundo inteiro. Nas festas realizadas na antiga Roma, os convidados eram avisados de que deveriam entrar nos salões com o pé direito - dextropede. A medida, segundo os romanos, evitaria o agouro."
Assim deixo-vos as principais superstições (copiadas de outro sites) relacionadas com a entrada num novo ano: Cumpre quem quer, mas eu cá jogava pelo seguro :)

"12 Passas - Comer 12 passas, uma por cada mês do novo ano, durante as doze badaladas da meia-noite, atrai a sorte, garante prosperidade e fartura de alimentos (aproveite e faça um pedido por cada passa que comer).

1 Cadeira - Subir a uma cadeira com dinheiro na mão traz muita sorte (o dinheiro também pode estar dentro do sapato; não convém é, por razões óbvias, passar o ano sem ele). Subir a uma cadeira é especialmente indicado para quem almeja subir na vida.

Barulho - Em Portugal é hábito assomar às janelas batendo em tachos e panelas como forma de saudar o novo ano e afugentar os maus espíritos. Na antiguidade costumava-se partir pratos e bater em panelas para despertar o ano novo e mandar embora as dificuldades enfrentadas no ano que estava a terminar.

Fogo-de-Artifício - Costume muito antigo, também para afastar os maus espíritos.

1 Peça de roupa nova (preferencialmente cuecas azuis claras)- Uma peça de roupa que nunca tenha sido usada simboliza o espírito de renovação do Ano Novo; cuecas novas atraem o amor porque deixam os mal entendidos para trás; o azul representa a esperança no ano que se inicia.

Champanhe - O champanhe é feito de uvas e esta fruta tem a fama de trazer boa sorte para o novo ano (ver 12 passas) - é indispensável no brinde de Ano Novo.

Promessas de Ano Novo - Já os babilónios as faziam há quatro mil anos atrás (e também não as cumpriam).

Fogueiras - Tradição ainda conservada nas aldeias, queimar um madeiro na noite de Ano Novo simboliza o queimar de todos os problemas do ano que se finda.

Parece que também é importante cumprimentar uma pessoa do sexo oposto, logo a seguir às 12 badaladas, isso traz sorte no amor."
Feliz Ano 2009 Para Todos!